sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ACONTECEU NO VISCONDE DE CAIRU ...

Projeto África na escola - De 2011 à 2015 - Professora Elza Santos 
       Com o intuito de implementar a lei 10.639/2003 e pensando na presença marcante da afrodescendentes na sociedade brasileira, a escola Visconde de Cairu com a colaboração da professora  Elza Santos desenvolveu com todos alunos da escola o Projeto: África na escola.
 Objetivando a multiculturalismo e o combate ao preconceito. O trabalho foi realizado a partir de conceitos prontos. O que você sabe sobre a África? Qual a sua localização e extensão? No intuito de desconstruir falsos estereótipos. Em sites de busca identificaram o mapa e a localização do continente Africano.  A ideia errônea de que todos os países africanos são extremamente pobres também foram trabalhados no ambiente virtual, analisando reportagens, slides e clipes de músicos africanos. O cantor Nigeriano Akon e o Angolano Nelson Freitas foram peças fundamentais no desenvolvimento do projeto.   Acreditamos que a educação é a mais poderosa arma contra o preconceito.
O projeto ganhou o 5º lugar no 3º Prêmio Municipal em Direitos Humanos em 2015, além disso, desde projeto saiu a publicação do livro: Malika Cor da Terra, pela Editora Nelpa em 2015. Autora Elza Santos. 
Projeto: America Estoy Aquí - De 2017 e 2018 - Professora Elza Santos 
Com o intuito de diminuir o bullying sofrido pelos alunos imigrantes da escola e ampliar o conhecimento de nossos alunos este projeto foi desenvolvido, pela professora Elza Santos em colaboração com os professores do fundamental I da escola. Assim, nossos estudantes compreenderam mais a América do Sul e sua diversidade cultural. 
Estudamos a independência de muitos países de nosso continente, ouvimos suas músicas, aprendemos sua bandeira e conhecemos obras de artistas famosos. E um mundo se abriu... Nossos alunos imigrantes contaram sobre seus países e foram mais acolhidos pelo grupo. 
Desde projeto saiu a publicação do livro: Juan vai à escola, pela Editora Nelpa em 2018. Autora Elza Santos 
Projeto AEL - Inicio 2016 - Professora Kátia Fico

EMEF Visconde de Cairu participa de roda de conversa com Mauricio de Sousa

    Na quinta, 27 de abril de 2017, alunos e educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Cairu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, participaram de uma roda de conversa com o cartunista Mauricio de Sousa. Este encontro foi promovido pela Academia Paulista de Letras (APL) e também pela Academia Estudantil de Letras (AEL) Mauricio de Sousa, da EMEF Visconde de Cairu.

O cartunista pertence à Academia Paulista de Letras e teve a ideia do encontro para ter a oportunidade de dividir, com os alunos, a sua trajetória, além de abrir espaço para um diálogo com eles.

A equipe de produção do Mauricio de Sousa levou bonecos personalizados e presenteou todos os alunos com um kit com revistas em quadrinhos do autor. Ao final do encontro, ele chamou um a um para conversar e autografar um quadro com os seus principais personagens.

Quer saber mais? Acesse o site:

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/noticias/emef-visconde-de-cairu-participa-de-roda-de-conversa-com-mauricio-de-sousa/

EMEF Visconde de Cairu recebe visita do escritor Jonas Ribeiro

No dia 4 de dezembro de 2018, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Cairu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, recebeu a visita do autor de literatura Infantil Jonas Ribeiro. Ao chegar à escola, o autor foi recebido pelos estudantes  e pela coordenação da escola. Também estiveram presentes a coordenadora da Sala de Leitura e da AEL na DRE Penha, Thalita Garcia, e a idealizadora do Projeto AEL na Rede Municipal de Ensino, Suelizinha.

Quer saber mais? Acesse o site:
 https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/noticias/emef-visconde-de-cairu-recebe-visita-do-escritor-jonas-ribeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco mais sobre o Projeto África Brasil ...

Redação feita por (ex) alunos A Verdadeira África Como previsto na lei de nº 10639/03 as escolas tem como obrigação ensinar os estudantes so...